sexta-feira, 20 de março de 2009

Porque a Índia me fascina segunda parte !!

As cores tem o poder de introduzir em um ambiente diferentes sensações, emoções...
Para cada pessoa, para cada ser , para cada ambiente a mesma cor pode trazer efeitos um pouco ou as vezes muito diferentes.
As cores também influenciam nossas escolhas, nossos comportamentos, nossos desejos...

Pessoas Pitta são mais sensíveis às cores vermelhas e alaranjadas...quando expostas à estas cores seus comportamentos agressivos, raivosos tendem a se manifestar com mais facilidade.

Já as Vatas são estimuladas e tendem a ficar mais alegres , mas se exagerar podem ficar bastante ansiosas e agitadas
.E para pessoas Kapha , o vermelho e laranja, por exemplo são muito benéficos, pois inspiram ao movimento e ação, já que as pessoas deste dosha tendem ser mais inertes e depressivas.Seguem então mais algumas informações à respeito das cores na cultura indiana:

Azul: Esta cor inspira a harmonia, serenidade e acalma as emoções. Representa o lado frio da natureza. Um ambiente com esta cor ajuda a acalmar a mente, promover a verdade e a fé. Mas tome cuidado, pois o excesso de exposição a esta cor gera sensação de depressão e isolamento.


Violeta: Na cultura indiana esta cor é comumente usada nas mandalas. Uma cor que inspira respeito, inspiração. Um ambiente com esta cor inspira a meditação e tranquilidade. Dispersa a depressão e induz à reflexão positiva. Gera um ambiente apaziguador, mas a exposição demasiada tornar a pessoa muito auto centrada e distante do mundo.:


Índigo: Esta cor reforça a nossa intuição e imaginação. Nos ajuda a olhar para dentro, para que se possa compreender a verdadeira natureza da nossa alma e nosso respeito com Existência. Cria um equilíbrio e estabiliza as emoções e sentimentos. Mas a exposição excessiva gera cansaço e fadiga.


Branco: Para o hinduismo o branco representa a pureza e nobreza que gera pensamentos e ações puras. Uma cor que remete paz e conforto. Promove a purificação da alma, do corpo e da mente.

Namastê !

Nenhum comentário: