quinta-feira, 28 de maio de 2009

Papier Mâché.



Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.
A origem da técnica de papel machê é milenar e teria surgido na China.
Originalmente conhecida com o nome francês Papier Mâchè que significa papel esmagado, picado.
Brasileiramente chamado de papel machê, teve seu auge entre os séculos XVI e XIX, contudo, os primeiros sinais de seu uso dotam do termo da invenção do papel, na China, no século II A.C.
Os chineses faziam acessórios de guerra, como capacetes; e vasilhas para armazenar líquidos. Desde então, a civilização oriental é a que mais se dedica ao uso da técnica de papel machê, seja produzindo utensílios domésticos ou objetos de decoração.
A porta de entrada para o Ocidente foi a Europa, que se encantou com as peças. Conta a história que a França foi o primeiro país a dar um valor artístico e refinado à técnica. Daí para ganhar o mundo e cair no gosto de toda gente foi apenas questão de tempo.
Na América, imigrantes ingleses inauguram, em 1850, a primeira fábrica de artigos de papel machê em solo americano. De porta-baralhos a biombos, esta técnica mágica já mostrava que não conhecia limites sua utilização.
Há uma variação da técnica de papel machê que é menos conhecida, mas que surgiu na mesma época e foi mais difundida em alguns países do que sua forma clássica. Trata-se do Papier Collèe, ou seja papel colado, que recebe também as dominações de papelagem ou papietagem. Esta variação consiste na aplicação de camadas superpostas de folhas de papel, coladas entre si. Assim eram feitas as belas e até hoje famosas máscaras de carnaval de Veneza.
RECEITA DA MASSA :
 Meio balde de papel picado;
 Água;
 Bacia e balde;
 Peneira ou escorredor;
 Liquidificador ou pilão;
 200 g de cola branca;
 2 e meia colheres de sopa de gesso de secagem lenta;
 1 colher de sopa de gesso comum;
 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
 1 tampa de vinagre.

Boa Criatividade !!





Nenhum comentário:

Arquivo do blog