terça-feira, 28 de julho de 2009

HIMALAIA - Parte 1 - NEPAL

fotos National Geographic

Conheça aqui o que não é comum aos olhos. Entre tantas étnias no Himalaia,trago um pouco do que mais acho interessante, de um mundo que muitos não conhecem, fora das empresas turísticas de massa, que não mostram povos que nem imaginamos existir. Uma delas é sobre o Nepal e os seus Sherpas.

Para os pontos mais altos da geografia do Nepal que o povo sherpa migrou do Tibet, há mais de 500 anos. Famosos por ter o Monte Everest como pano de fundo - a montanha mais alta do mundo - os sherpas desenvolveram uma cultura e um modo de vida fascinantes, misturados aos perigosos picos entre os quais moram. Onde o mundo vê um obstáculo geográfico a superar, os sherpas enxergam uma fonte de vida.

Sherpa literalmente significa "povo do leste", pois ele saiu da região leste do Tibet. No nordeste do Nepal, estabeleceram-se na região de Solu-Khumbu, na base sul do Monte Everest, próximo ao rio Dodh Koshi, que recebe as águas das geleiras do Himalaia. Lá, formaram várias aldeias, abrigando aproximadamente 25 mil pessoas.Até a chegada dos colonizadores britânicos na Índia, no início do século 20, os sherpas permaneceram relativamente isolados e desconhecidos do resto do mundo. Depois, com a primeira subida bem sucedida ao Monte Everest, em 1953, por Edmund Hillary e um sherpa chamado Tenzing Norgay, o povo sherpa e sua capacidade aparentemente natural de enfrentar alturas incríveis se tornaram foco internacional. Os turistas normalmente os caracterizam como guias e assistentes ousados e amistosos, incrivelmente fortes, mas fisicamente pequenos.

Como veremos nesse artigo, existe muito mais sobre a cultura sherpa do que apenas escalada. Na verdade, subir o Monte Everest é uma idéia nova para a maioria deles, apesar da fama que alguns ganharam.

Mas se a vida sherpa não é só montanhismo, como é viver nas sombras das montanhas do Himalaia? Continue lendo para descobrir as muitas dificuldades da cultura sherpa e o papel que o Monte Everest desempenha, além da atração de turistas ....

Nenhum comentário: