sexta-feira, 6 de novembro de 2009

NEEM


Há muito tempo , já há uns dois anos, conheci a planta Neem por intermédio de um amigo; que já vinha fazendo pesquisas e cultivando suas sementes . A partir do que ele me informou,fiquei curiosa e fui correndo atrás de pesquisas também e acabei ficando muito entusiasmada com suas multiplas utilidades . Hoje o óleo essencial de Neem faz parte importante em um dos ingredientes que utilizo nos repelentes naturais que fabrico artesanalmente .O Neem é uma árvore perene originária de regiões tropical e subtropical. Nativa do sul da Ásia, ela está disseminada em todo o restante do continente asiático e africano.
O Neem faz parte da medicina tradicional indiana há vários séculos e continua sendo utilizada até hoje.
Atualmente, nos países europeus e até mesmo aqui no Brasil o Neem está se tornando cada vez mais popular devido a suas características medicinais.
Desde a antiguidade o Neem tem sido associado pelos indianos à cura de inúmeras doenças.
Nos dias de hoje um grande número de remédios, cosméticos, produtos de perfumaria e farmacêuticos têm como base derivados do Neem devido a suas propriedades medicinais.
Tanto na Índia como na África milhões de pessoas usam pequenos galhos de Neem como “escovas de dente” todos os dias.
Várias empresas na Europa usam o Neem como um ingrediente ativo em pastas de dente. O Neem se mostra muito eficaz na prevenção e cura de inflamações na gengiva e nas doenças periodônticas
O Neem é também muito eficaz como analgésico, antitérmico e anti-inflamatório em casos de reumatismo, artrite e artrose.
Já o óleo de Neem é utilizado para problemas de pele como eczemas, dermatites, pruridos, sensação de queimação, micoses e úlceras na pele.
Além disso é um pesticida natural utilizada largamente na lavoura e seu óleo essencial como repelente natural sem afetar a saúde do planeta e não há contra indicações para o homem .
As folhas da árvore Neem tem um alto poder de cicatrização quando utilizadas na pele humana. Tem efeito também sobre verrugas, caspa e etc .
Para utiliza-lo procure a orientação de um profissional experiente a fim de evitar qualquer complicação ou ainda saber se realmente ele é indicado no seu caso específico.

Nenhum comentário: