terça-feira, 1 de junho de 2010

Escalda pés para relaxar .


Na medicina chinesa um dos conceitos básicos de saúde é: cabeça fria e pés quentes... e é aí que esse ritual atua. Ele ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabeça, pescoço e ombros, e assim libera as toxinas, relaxa e diminui o stress, por isso, é muito indicado nas dores de cabeça em geral, incluindo as preocupações, além de garantir um ótimo sono!

Datado de 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas. Hoje em dia o método continua a ser utilizado, e não só por aqueles que caminham.

“Os pés são verdadeiras colunas de sustentação de nosso corpo, merecem atenção especial.

O escalda-pés tradicional é composto por uma tina de carvalho com água quente, na qual são adicionadas ervas relacionadas ao tipo de tratamento que a pessoa quer fazer. Um tratamento muito antigo que tem um resultado surpreendente, o velho " Escalda-pés" . Nas noites frias , é bem vindo um escalda-pés para aquecer e relaxar ....O escalda-pés relaxa mente e corpo, pelo elemento da água aquecida e da adição a escolher de ervas, sais e óleos essenciais (oe). Opcionalmente você pode colocar pedras roladas de rio ou bolinhas de gude, para promover massagem nas inúmeras terminações nervosas e reflexas que há em nossos pés.

O benefício do relaxamento de um escalda-pés ajuda principalmente aos que se encontram cansados, irritados, impacientes, tensos, promovendo o relaxamento mental necessário para recarregar , revigorar. Indicado também para os resfriados.

Há varias receitas elaboradas com produtos de alta qualidade , como os óleos essenciais, cânfora , etc .... vai aqui ,uma receita básica para fazer em casa mesmo

Como preparar um escalda-pés :

Prepare preferencialmente bem próximo da hora de ir para a cama, cerca de 30 a 40 minutos antes.-Use uma tina/mini ofurô ou bacia larga e alta (balde), recipiente em que consiga ter água suficiente para colocar os pés confortavelmente e cobrir até os tornozelos. Aqueça até quase ferver 2 chaleiras de água. Coloque antes 2 chaleiras frias na bacia mais duas de agua quente . Veja se a temperatura está ok, se não coloque mais um pouco de água fria, deixe a outra chaleira de água quente próxima para durante o tratamento ir despejando (escaldando) .Deixe uma toalha e um par de meias próximas. Cubra os joelhos, com os pés imersos de 15 a 20 minutos . Aconselho ouvir uma música relaxante ,isso ajuda e muito no processo ...-Use : 3 colheres de sopa de sal grosso, algumas gotas de óleos essenciais : de 8 a 15 gotinhas no total, agite a água. Não coloque de uma vez só, vá adicionando aos poucos durante o escalda, ampliando e mantendo a percepção olfativa. Ervas, flores, pedras de rio, bolinhas de gude, podem ser previamente mergulhados na água .

Nenhum comentário: