quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Uma Boa noite de Sono

Pesquisa identifica região do cérebro responsável por boa noite de sono .


Segundo pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard, região do cérebro "isola" ruídos externos para facilitar sono
por Da New Scientist
Você dorme como um bebê, mesmo em locais barulhentos? Então agradeça ao seu tálamo, uma região do cérebro que ajuda a pessoa dormir bem durante a noite apesar do ambiente externo, segundo estudo da Escola de Medicina de Harvard.


Se houver barulho, boa noite de sono depende do tálamo, segundo pesquisa (Shutterstock)


Para descobrir por que algumas pessoas podem dormir com ruído, enquanto outras acordam ao menor sinal de perturbação, Jeffrey Ellenbogen, da Escola de Medicina de Harvard, usou eletrodos para monitorar a atividade cerebral de 12 pessoas enquanto dormiam em um quarto totalmente escuro e com ar condicionado.

Em seguida, repetiu a experiência, desta vez tocando 14 sons, como uma descarga do banheiro e o tráfego da rua, em intervalos de 30 segundos, aumentando o volume até que as ondas cerebrais dos voluntários mostraram sinais de excitação.

>> Quem dorme até tarde não é vagabundo, diz ciência


>> Saiba como tirar melhor proveito de um cochilo depois do almoço

Os dorminhocos que toleraram sons mais altos antes de acordar apresentaram uma maior frequência atividades cerebrais durante o sono do que aqueles que acordaram com mais facilidade.



O aumento da atividade cerebral, segundo a pesquisa, aconteceu na região sensorial do tálamo, estrutura do cérebro situada na região central, que participa da recepção e integração das informações nervosas.

A equipe de Jeffrey Ellenbogen suspeita que o tálamo atue como uma espécie de isolante, aumentando o volume de atividades cerebrais de baixa frequência (entre 12 e 16 Hz) para impedir que o cérebro identifique e responda aos sons externos.


Ellenbogen espera que este trabalho contribua para soluções futuras para promover essas explosões e proporcionar às pessoas com uma noite de sono é mais sólida.


Bons sonhos !!

fonte: revista Galileu

Nenhum comentário: