terça-feira, 2 de abril de 2013

Star Light Iniciativa

Achei mega super interessante um projeto como este.
A milênios elas estiveram presentes como fator integrante, fundamental em nossas jornadas, em nossas vidas, fizeram parte de nossas crenças, sonhos, de nossa fé, da navegação , etc. Enfim, nossas vidas não poderia acontecer sem a presença delas . Com o desenvolvimento e progresso mundial o ser humano esqueceu de se voltar para o céu. Acenderam-se as luzes , criamos outros métodos de distração . Sim, alguns deles fundamentais a existência Humana, mas uma porcentagem bastante alta desnecessária .E assim gradativamente fomos perdendo os elos de comunicação deste cenário espetacular.
Esquecemos da existência das estrelas e seu universo,esquecemos de admira-los como nossa maior fonte de inspiração , principalmente para o céu noturno e deixamos de admirar sua ARTE ,  de aprender com elas e entender a sua linguagem. Sim, a sua linguagem porque o céu nos fala, manda sua mensagem para nós o tempo todo.
Tão pouco sabemos hoje das estrelas, o porque estão lá. Esquecemos de como fazer sua leitura e por consequência fomos apagando  de nossas memórias.

Um  tema  apenas interessado a cientistas ,alguns estudiosos e admiradores .Hoje são muito poucos que admiram a arte desse esplendido universo .
Alguns órgãos estão criando iniciativas para o resgate do direito ao céu como o Star Light . Uma iniciativa Internacional em defesa da qualidade do céu noturno como patrimônio cientifico, cultural e Ambiental da humanidade.
                    
                   http://www.starlight2007.net/

O objetivo final da iniciativa é reforçar a importância de céu claro  enfatizando  e introduzindo o seu  valor deste patrimônio em perigo para a ciência, educação, cultura, desenvolvimento tecnológico, a conservação da natureza, o turismo e, obviamente, como uma qualidade de fator de vida.


Objetivos da Iniciativa Starlight 

Promover a Declaração Mundial do Direito à luz das estrelas, como uma herança comum da humanidade.
Promover a ação internacional em defesa da qualidade do céu noturno e da observação das estrelas, reforçando o direito à sua fruição e uso como um recurso científico, cultural e ambiental e um vetor de desenvolvimento tecnológico para o benefício da humanidade.
Ajudar a difundir a cultura de valorizar a luz das estrelas, garantindo o acesso a ele para as gerações presentes e futuras.
Fazer uma chamada internacional sobre a necessidade de limitar os impactos sobre a qualidade da observação do céu associado à luz, rádio-elétrico e do ar, incluindo o impacto do tráfego aéreo, nas áreas de observação astrofísica.
Promover a sensibilização do público para o direito pessoal de contemplar as estrelas e para a conservação de paisagens noturnas. Identificar e promover iniciativas para aumentar o valor do material e do patrimônio cultural imaterial associado com a astronomia, reforçando assim o nosso conhecimento dos céus e da diversidade de expressão cultural associado.
Abra uma janela sobre as novas formas de turismo sustentável e criativa promovendo a luz das estrelas e o firmamento como recursos básicos em destinos de turismo responsável, com especial ênfase sobre as ações tomadas em locais de patrimônio da humanidade, reserva da biosfera e áreas de observação astrofísica.
Gerar propostas que visam a proteção da qualidade do céu noite, promovendo a criação de espaços privilegiados para a observação de estrelas e lançamento de campanhas e acordos internacionais que visam consolidar genuínos "Reservas Starlight" como janelas para o firmamento. 




Nenhum comentário: